quinta-feira, 19 de março de 2015

Crítica

“Amigo major S.D.
Que dizer após esta primeira viagem à sua obra?
Não vi fotografias coloridas por um pintor. Não! Vi rostos de gente com história dentro, reflectidas por um pincel psicológico que penetra no IMO das personagens. E vi gente que sai da tela para dialogar connosco, para nos interrogar, para nos falar das suas vidas cheias (pescadores, mulheres) para nos questionar com humildade sobre o segredo da melodia (Lopes Graça); vi barcos e mar, curiosamente numa experiência de saborosas sépias, mas sobretudo surpreenderam-me os intercâmbios de luz, os claros-escuros e a luminosidade intensa e inesperada como se Caravaggio tivesse andado por aqui.
A pintura do major transporta-nos com sensibilidade para a vida que percorremos com atenção menor.
Obrigado, Amigo por ter «ferido» as cordas da minha sensibilidade.
O Professor Fernando Peixoto



A obra de arte deve dominar o espectador, nunca o contrário, e é exactamente o que acontece quando contemplo a sua magnífica obra… e que obra! Do Major Simões Duarte.
Bem haja.
José Rodrigues dos Santos



A Arte é um dom que alguns têem o privilégio de cultivar e transmitir a terceiros. É o princípio da motivação pessoal de dar mas também de receber. O artista emprega amor no que faz, e todo o seu entusiasmo vai também direito ao próximo. Dessa maneira só tenho a dizer obrigado pelo seu trabalho que nos dedica.
Parabéns amigo.
Pintor Jorge Carmo

  

Dizem alguns que o pintor retratista não tem arte, limita-se a reproduzir unicamente o modelo. Que disparate. O pintor retratista, tal como o Zé, não só colocou na tela o ser humano como a sua fisionomia mas também fez com que estes rostos nos tocassem através dos seus sulcos e agruras da vida que já tiveram, o esforço que estavam a fazer, resumindo, deu vida aos seus rostos. Através deles nós soubemos das suas histórias de vivência. As paisagens têm uma harmonia de cores excepcionais.
Adoramos e ficamos francamente satisfeitos e admirados pela sua sensibilidade, pela sua arte.
Muitos parabéns e continue.

Nandy e Delmar

Sem comentários:

Enviar um comentário